DESTAQUES

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Valdeck Almeida de Jesus e a paixão pela Literatura


Valdeck Almeida de Jesus e a paixão pela Literatura

Primeiramente devo dar-lhe a nomenclatura de gênio!... Valdeck, natural de Jequié, município do interior baiano, apesar da sua vida turbulenta, em especial na juventude, é hoje um dos maiores nomes da literatura contemporânea da Bahia e por que não do Brasil. Começou a publicar tarde mas hoje já é possivel encontrar um número consideravel de obras publicadas. De seus livros mais bem vistos pelos leitores famintos, posso dizer, sem dúvidas, que o "Memorial do Inferno - A Saga da familia Almeida no Jardim do Éden", foi a que lhe consagrou.

Respeitado e solicitado pelos agentes de cultura em seu Estado, Valdeck é também, além de um excelente escritor, um dos maiores incentivadores culturais do momento. Mantém ele, certa influência com a Biblioteca Comunitária do Calabar, em Salvador. Ajudando tanto na programação quanto com a doação de livros e também públicando os talentos anônimos que ali são encontrados.

É um dos criadores do Projeto Fala Escritor, realizado todos os meses no Espaço Castro Alves da Livraria Mega Store Saraiva do Salvador Shopping, uma programação recheada de muita música, arte e poesia. Devo salientar aqui que este escritor é dotado de um coração ímpar, pois trata seus companheiros das letras como irmãos e não como adversários, infelizmente uma realidade vista em alguns lugares do Brasil. Mas não é somente pelas boas ações que ele eve ser lembrado e sim também pelo seu talento com os versos, prosa, contos e crônicas.

Como poeta Valdeck consegue mostrar aos leitores a realidade que seus olhos veem, sem usar da ferramenta de florear os versos na tentativa de conseguir extrair a beleza. Seus versos são belos por natureza.
Na prosa vale destacar a sua habilidade com a memória e com a amarração dos fatos, qualidade que se estende até a confecção dos seus contos frutos de um olhar humanista com pitadas de humor.
Valdeck deixa claro em suas obras o dominio técnico da arte de escrever e, é claro, a criatividade exclusiva que impõe explicitamente a imagem do escritor e agente cultural, Valdeck Almeida de Jesus, um dos nossos maiores expoentes.

- Carlos Conrado
Presidente do Movimento Cultural Internacional A Plêiade.



VALDECK ALMEIDA DE JESUS, 43, Jornalista, funcionário público, editor
de livros e palestrante. Membro correspondente da Academia de Letras
de Jequié e efetivo da União Brasileira de Escritores. Embaixador
Universal da Paz. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da
família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro,
Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems,
dentre outros, e participa de mais de 60 antologias. Organiza e
patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde
2005, o qual já lançou mais de 600 poetas. Site: www.galinhapulando.com
e E-mail: valdeck2007@gmail.com

Um comentário:

  1. Valdeck realmente é um verdadeiro artista, depois de conhecê-lo um pouco mais lendo sobre sua biografia, tornei-me ainda mais a sua fã. Parabéns Conrado pelo texto, é necessário que não somente divulguemos os trabalhos de nossos amigos poetas, mas também da qualidade da pessoa, enquanto ser humano.

    ResponderExcluir