Verdades sobre a Maçonaria



Verdades sobre a Maçonaria
Não sabemos ao certo, quando e onde, deu-se o inicio da Maçonaria. Permeia-se em mistérios até hoje, sendo levantadas, portanto, várias hipóteses. Há aqueles que creem e fundamentam a sua origem nos Templários. Mas alguns estudiosos descartam esta possibilidade. Outros afirmam que a Ordem, teve o seu surgimento com os egípcios, sendo que também existem àqueles que a consideram inventiva. De fato, a primeira Loja maçônica surgiu na Inglaterra,em 24 de junho de 1717, marcando assim, o nascimento da, Franco – Maçonaria moderna. O Termo, Franco-Maçom, vem do francês e significa “Pedreiro – Livre”.
A Maçonaria é uma Instituição filosófica, filantrópica, educativa e progressista. O objetivo desta Ordem Universal é a investigação da verdade, a prática das virtudes e o exame da Moral. Ela reconhece que a Moral é uma ciência com base no entendimento humano. Esta mesma ciência é a porta para o entendimento da verdade e da justiça. Sendo ela uma Irmandade, ela acolhe os irmãos por suas qualidades morais, pela tolerância, virtudes e Sabedoria.A Maçonaria não é uma religião. São admitidos homens de todos os credos religiosos e ideologias politicas. Ela é religiosa, pois reconhece a existência de um Criador Maior. Entre os irmãos, o Deus é tratado como o Grande Arquiteto do Universo. A Ordem aconselha os homens a edificarem o seu corpo, a sua alma e o seu espírito, para serem cada vez melhores como seres humanos. Homens ilustres como: Goethe, Byron,Voltaire, Beethoven, Mozart, Napoleão, Simon Bolivar, Júlio Verne, Henry Ford, Lenin e George Washington, .George Washington. es de boas indoles foram ativos na Grande Ordem.
Vale destacar que, no Brasil, também tivemos ilustres maçons, como: D. Pedro I, José Bonifácio, Duque de Caxias, Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais, Floriano Peixoto, Nilo Peçanha, Rui Barbosa, Luiz Gonzaga e outros tantos. Os principais feitos da augusta Irmandade, em nosso país foram: A Independência, a abolição e a República. A Historiografia americana também está marcada pela forte intervenção de obras dos maçons. Vários outros acontecimentos universais também tem participação ativa da Ordem. Acredita-se que o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, tenha sido emprestado à Revolução Francesa. A Irmandade é uma instituição familiar. As mulheres, filhas e também seus filhos, podem possuir suas representações dentro da Ordem. Quebrando assim o mito de que somente os homens podem ser participativos. É preciso salientar que existe sim uma separação de grupos, mas que o objetivo de ambos possui o mesmo proposito de melhoramento das virtudes. Os movimentos paralelos são nomeados como paramaçônicos. Ordem DeMolay e Paramaçonica Juvenil – APJ são entidades voltadas aos jovens do sexo masculino com idade de 12 a 21 anos; Rainbow Girls - A Ordem das Meninas do Arco-Íris e Ordem das Filhas de Jó - são direcionadas a meninas com idade de 12 a 21 anos; A Ordem Paramaçonica Estrela do Oriente e Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul são Ordens para Mulheres. Todas são patrocinadas por Lojas maçônicas de acordo com o Oriente em que se submetem. Para pertencer às Entidades citadas, não é necessário ser esposa, filho ou filha de maçons. O candidato deve ser convidado por um membro ativo, assim como na Maçonaria.
O fanatismo, orgulho, superstição, ignorância, vício e a discórdia não são bem vindos, dentro e fora do Templo maçônico. Ela é uma irmandade discreta e não secreta, como muitos acusam. A necessidade de guardar segredos, não foi uma iniciativa dos maçons. Data-se de tempos mais antigos. Os gregos, os egípcios e até mesmo no tempo de Cristo. Os Mistérios dos pilares que sustentam o mundo eram guardados paraserem preservados contra a ira dos ignorantes e suas más ações.A Maçonaria preocupa-se em compartilhar uma concepção de mundo, por isto, não há dogma e nem doutrina. Ela é para todos. Mesmo que o candidato possua afeição com o agnosticismo, o mesmo deve respeitar às diferenças dentro do Templo e, claro, estar conforme o perfil que lhe é solicitado. Maçons não adoram a nenhum demônio! A igreja católica e grupos conservadores tem travado uma perseguição contra a Irmandade, tentando um duelo, sendo que a Maçonaria apenas busca a paz. Evitando, por tanto, qualquer confronto. “Antes de 1915, havia padres maçons. Depois, nem mesmo fiéis podiam frequentar as Lojas sob risco de excomunhão”. “A Maçonaria não se revela efetivamente, senão a seus adeptos, ou seja, àqueles que a ela se doam por inteiro, sem reservas mentais, para tornarem se verdadeiros maçons, isto é, Obreiros Iluminados da Inteligência Construtora do Universo, que deve manifesta-se em sua mente como verdadeira luz que ilumina, desde um ponto de vista superior, todos os seus pensamentos, palavras e obras”.
O lema mais utilizado na Fraternidade é: Ciência, Justiça e Trabalho. A Ciência que tem como proposito esclarecer os espíritos a fim de elevá-los; A Justiça para enaltecer e equilibrar às relações humanas; Trabalho, por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente. A Maçonaria entende por dever do homem, “O respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família”.

Carlos Conrado
Poeta, Design e Jornalista, na Sala dos Passos Perdidos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.